Riscos e cuidados com as baterias LiPo

E ai pessoal?

Hoje vou escrever sobre os riscos do mal funcionamento de baterias Lipo.


Por exemplo:

·         Neste vídeo, podemos ver uma bateria que descarregou por completo e explodiu;

·         Neste outro uma bateria que estava sendo carregada no carro sem uma bolsa de proteção (carro de verdade não é RC);

·         Neste outro o pessoal carrega uma bateria com um carregador normal para explodir a mesma e mostrar o que pode acontecer;

Ou seja, baterias Lipo mal tratadas podem causar danos muito sérios.

Para evitar isso tudo vamos falar de maneira superficial dos seguintes assuntos:
·         Balance charger;
·         Battery safety bag;
·         Battery checker;
·         Voltage cutoff;

Então vamos falar desses itens e para que cada um serve.
·        

Balance Charger

Baterias Lipo Não podem ser carregadas e descarregadas como qualquer bateria. Por vários motivos. O ponto principal de quero explicar é que, as baterias Lipo trabalham com células. Estas células necessitam estar com a mesma voltagem entre elas e por isso devem ser carregadas por um balancedor de carga.
Se vocês observarem a figura abaixo, verão que a bateria (uma 4S) recebe cada um dos fios do carregador entre duas células. Isso permite que as células recebem voltagem ao mesmo tempo e sejam carregadas em paralelo reduzindo a possibilidade de explosões.

 


Desta forma, sempre utilizem um carregador balanceado (ou balance charger) para carregar suas baterias LiPo.

Amperagem no carregamento

Utilizo um balance charger de 800mAh, esse da foto, e um amigo meu me disse uma vez. Mas esse demora muito. Bom, pode ser verdade para uma bateria com 5.000mAh, mas a gente têm que dormir... e por isso não me importo. Uma bateria nunca deve ser carregada a mais do que 1C. 
-1C? como assim Succar?

Um carregador de 800mAh leva uma hora para carregar uma beteria de 800mAh. ou seja 1C. (Vejam o post sobre essas características de baterias). uma bateria de 1.600mAh nesse carregador vai levar 2h para carregar e será carregada a 0,5C. (muito seguro, sem aquecimento etc).
Então pessoal, nunca, mas nunca mesmo, carreguem uma bateria com uma amperagem/h maior do que a sua bateria fornece. Uma bateria de 2.200mAh pode ser carregada a 2.200mAh e nunca deve ser carregada a 3.000mAh. Isso aquece a bateria, diminui a vida útil da mesma e pode causar um incêndio.

Battery safety bag;

As bolsas de segurança para baterias nada mais são que bolsas feitas com um material resistente à altas temperaturas que impedem que as chamas se propaguem no ambiente. Outra vantagem dessas bolsas é que em caso de explosões elas seguram o impacto das mesmas internamente.
Como todos sabem, fogo precisa de oxigênio, quando uma bateria estraga elas soltam muita fumaça. Se estiverem na bolsa o oxigênio será consumido, a bateria vai queimar e aquecer muito mas será mais como uma brasa do que um incêndio. Desta forma ela tende a queimar sem causar um dano maior.


Ou seja, sempre carreguem e mantenham as baterias em um Battery Safety bag.

Battery checker ou battery buzzer (alarme de bateria);

Isso é um aparelho muito importante e muito barato. Esse aparelho monitora a voltagem da bateria enquanto a mesma está em uso. As baterias LiPo devem descarregar até um limite de 3V por célula. Ou seja uma bateria 2S 8.4V quando totalmente carregada. Só pode ser utilizada até atingir 6V.

Você pode programar o alarme buzzer para começar a apitar quando atingir um limite inferior definido por você. Por exemplo, se é seguro voar até 3V ele pode começar a apitar quando uma das células atingir 3.2V e assim você teria 0,2V por célula para pousar o avião, voltar o automodelo ou barco em segurança.


Eu fiz um vídeo sobre o mesmo.

Voltage cutoff

Isso é uma característica existente em alguns receptores. Alguns receptores desligam a voltagem quando a mesma atinge 3V por célula. Receptores mais avançados têm dois níveis de corte. Low mediun e High Voltage cutoff. Isso permite que vc por exemplo corte a energia de câmeras com 3.5V, depois do motor com 3.2V e depois dos ailerons com 3V.
Desta forma você poderia trazer o aeromodelo o mais próximo possível da sua posição em segurança.

Existem ainda outros aparelhos que podem manter seu modelo em segurança quando falamos de baterias. Como sensores que aquecimento, baterias com ambalagem selada etc.

Vídeo que mostra oefeito de um impacto na bateria. 3:11min

Comentários Finais

Eu utilizo sempre as bolsas de segurança para carregar, sempre carrego com no máximo 1C utilizando um balance charger e uso um battery alarme nos meus modelos. Isso é o mínimo necessário para você manter as baterias sempre em bom estado.

Espero que vocês tenham gostado,
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Um abraço,


Succar.

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