Explicando e ajustando a cambagem (Camber) e o alinhamento (TOE) do automodelo

Oi Pessoal,

Hoje recebi uma pergunta e estou compartilhando com vocês como acertar o alinhamento (TOE) e a cambagem (Camber) de um automodelo.

Cambagem

Primeiro precisamos entender o que é a cambagem.
Cambagem (br) ou ângulo de sopé (pt) é a inclinação da roda em relação ao plano vertical do carro.

O ângulo de cambagem é considerado positivo quando a parte superior da roda está mais distante do carro que a inferior. E considerado negativo quando a parte superior está mais próxima do carro que a inferior.
vide figura abaixo






efeitos da cambagem no carro
(http://www.ozebiz.com.au/)


Alinhamento ou (TOE)

O alinhamento é a inclinação da roda em relação ao plano horizontal do carro.







 A maioria dos carros (rc ou não) não possuem ajuste de alinhamento nas rodas traseiras.

Como acertar a cambagem e o alinhamento.

Para alinhar a cambagem e o alinhamento das rodas basta girar uma chave de boca nos braços de direção indicados abaixo. (essa chave também é conhecida como Turn buckle) segue o link dela na HK.

Existem mesas de set-up (hudy) para alinhar assim como algumas ferramentas como  (Camber Gauge).
mas você pode usar um papel milimetrado ou uma régua para alinhar seu carro.

seguem as fotos de como alinhar




Alinhamento com uma régua

A foto não ficou muito boa, mas você deve colocar a régua na frente das rodas e pegar a medida. E depois colocar na parte traseira da mesmas rodas e ver se os valores batem...
No meu caso, minhas rodas estão um pouco divergentes já que estão mais abertas na frente que atrás.

Abs
Succar

No comments:

Post a Comment