Explicando o CounterSteer

CounterSteer


No vídeo abaixo explico o que é o counter steer em um automodelo. Mas antes, quero explicar algumas coisas.

Eixo traseiro

Antes de tudo, preciso dizer que o eixo traseiro que vem no do Mission D é uma droga.

O meu, assim como da maioria das pessoas, quebrou no primeiro dia. Por causa disso, eu troquei o original (de plástico) por esse azul. Ambos do mesmo tamanho.


Nessa configuração o carro está fazendo o drift 50/50 ou seja, 50% da força na frente e 50% na traseira. Ambos os eixos rodando na mesma velocidade.

Abaixo coloquei a foto do eixo traseiro que comprei na HK responsável por um drift 30/70 ou seja a roda da frente vai ser responsável por 30% da tração do carro e a traseira por 70% (na verdade é 33/66). 
Esse é um exiso CS 2.0. ou seja ele fará a roda traseira rodar duas vezes mais do que a dianteira. Reparem que para isso ele tem um diâmetro menor que o dianteiro.


Percentual e valor do CS

É comum ver escrito CS 50%, 80%, 100%  e/ou 1.5, 2.0, 2.20, 2.52. O que isso significa?

Dizer que um eixo é um CS de 50% é a mesma coisa que falar CS 1.5. Isto significa que as rodas traseiras giram mais 50% para cada rotação da roda dianteira. Então 1.5 significa que para cada 1 revolução das rodas dianteiras o traseiro vai girar em 1.5 vezes.

Para 80% CS/1.80 é a mesma ideia. A roda traseira vai girar 80% mais do que a roda da frente. Para cada 1,0  da roda da frente, as rodas traseiras giram 1,8 vezes.
E assim sucessivamente...



O vídeo abaixo mostra esse efeito com um eixo 2.0 e explica  porque as pessoas fazem isso com o automodelo.


Abs
Succar

No comments:

Post a Comment